ESG
O comprometimento com o meio ambiente, a sociedade e a governança de uma instituição é transformador. No BTG Pactual, isso é uma prioridade estratégica.
No BTG Pactual, o compromisso ESG é composto por diferentes frentes de atuação. Saiba mais sobre cada uma delas.
No BTG Pactual, o compromisso com o desenvolvimento sustentável se materializa na incorporação de práticas ESG à nossa cultura, estratégia e negócios.
Incorporamos práticas ESG e gestão de riscos sociais, ambientais e climáticos nas estratégias de negócio de Investment Banking, Corporate Lending, Sales and Trading, Asset Management e Wealth Management.
O BTG conecta investidores a diversas oportunidades de investimentos sustentáveis na América Latina, aliando impacto social e ambiental a retornos consistentes.*
A cidadania, a diversidade e a responsabilidade social são pilares essenciais nas práticas ESG do BTG Pactual.**
*Produtos disponíveis exclusivamente no Brasil.
**Iniciativas de Diversidade desenvolvidas no Brasil e na Colômbia; inciativas de Responsabilidade Social desenvolvidas no Brasil.
Abaixo, estão disponíveis para consulta as Políticas ESG do BTG Pactual e os últimos Relatórios divulgados.
Relatório Anual de 2024
Política de Responsabilidades Social, Ambiental e Climática
Práticas de Gerenciamento de Riscos Social, Ambiental e Climático
Relatório GRSAC - Gerenciamento de Riscos Social, Ambiental e Climático
ESG (Environmental, Social & Governance, em inglês) representa um conjunto de critérios e boas práticas ambientais, sociais, climáticas e de governança. Esses critérios influenciam o mundo dos negócios quanto à análise de risco e tomada de decisão de investimento, evidenciando organizações responsáveis e que possuem um compromisso contínuo com a sustentabilidade.
A integração ESG às estratégias organizacionais é crucial para gerar impactos positivos para a sociedade alinhados a retornos financeiros, com influência positiva na reputação e na gestão efetiva dos riscos operacionais, regulatórios e legais, além de gerar oportunidades de negócios e investimentos.
Saiba maisA área de Sustainable & Impact Investing do BTG Pactual foi fundada em 2020 em busca de gerar impacto social e ambiental, contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e oferecer retornos consistentes aos investidores.
Saiba maisSão oferecidos diferentes serviços, produtos e estratégias de investimento com viés de sustentabilidade, em linha com o objetivo de entregar bons retornos financeiros para os clientes e gerar impacto socioambiental positivo.
Apoio a projetos e ativos com benefícios sociais e ambientais, focando em setores como energia renovável, prevenção à poluição e outros.
Produtos e estratégias com viés de sustentabilidade, entregando retornos financeiros expressivos e impacto positivo.
Atuação no mercado de crédito de descarbonização, incluindo escrituração, comercialização e aposentadoria de Créditos de Descarbonização (CBIOs).
Consulte as principais políticas e relatórios referentes ao compromisso ESG no BTG Pactual.
Unsecured Funding | Emissões Sustentáveis
Estratégia de Investimento de Impacto
Do portfólio de Corporate & SME Lending passa por análise de riscos sociais, ambientais e climáticos com base nas melhores práticas internacionais.
O BTG Pactual integra diversos índices focados em ESG reconhecidos internacionalmente.
O Banco já foi amplamente premiado por sua atuação em ESG. Veja alguns dos nossos reconhecimentos.
No BTG Pactual, temos uma sólida estrutura de ESG e Sustainable & Impact Investing, composta pelo Conselho de Administração, Comitê ESG, CEO, co-heads de ESG & Impact Investing, head de ESG e head de Impact Investing. Buscamos o máximo de expertise no nosso time: mais que consultores financeiros, queremos ser uma referência em assessoria de mudanças climáticas na América Latina.
O head de ESG é responsável por integrar ESG na estratégia, nos negócios e nas atividades do BTG Pactual por meio da avaliação e mitigação de riscos, além da comunicação sobre os avanços desta agenda, enquanto o head de Impact Investing deve conectar investidores globais às oportunidades de Sustainable & Impact Investing na América Latina.
O BTG Pactual adota políticas de Diversidade, Investimento Responsável, Investimento Social Privado, Responsabilidade Social, Ambiental e Climática e de Saúde e Segurança Ocupacional, além da Tax Policy global.
Também há políticas setoriais de Agronegócio, Armas e Munições, Bebidas, Construção Civil, Florestas e Extração de Madeira, Fumo, Geração de Energia Eólica, Hidrelétrica, Solar, Carvão, Óleo e Gás Natural, Mineração, Papel e Celulose, Petróleo e Gás, Química e Petroquímica, Siderurgia e Metalurgia, Transmissão e Distribuição de Energia, Transporte e Logística e Frigoríficos e Matadouros.
Sim, o BTG Pactual possui Comitê ESG. Ele é presidido pelo CEO Roberto Sallouti e realiza reuniões mensais.
Seu escopo é baseado no apoio ao Conselho de Administração do Banco na definição de estratégias, diretrizes e medidas voltadas à adoção de melhores práticas, em busca de identificar e mitigar riscos sociais, ambientais, climáticos e regulatórios.
Dada a relevância dos temas abordados, o Comitê é formado por representantes do C-Level (CFO, CRO, CSO, CCO, head de Recursos Humanos e head de ESG) e membros do Senior Management, responsáveis por supervisionar e gerenciar a execução das políticas ESG e seus desdobramentos.
Tendo em vista as principais questões ambientais e sociais que pressionam a sociedade e a relevância dos fatores ESG para a continuidade dos negócios dos nossos clientes, o BTG Pactual assume diversos compromissos. Entre eles, estão:
Acesse esta página para consultar os relatórios referentes aos compromissos citados.
A tomada de decisão em todos os relacionamentos e atividades do Banco tem como parte do seu norte as diretrizes e boas práticas sociais, ambientais e climáticas. Nas operações de crédito, por exemplo, é vetado por diretriz e incluído nas operações de assessment qualquer tipo de relacionamento com empresas ou indivíduos envolvidos em casos de trabalho escravo ou infantil e em atividades que descumpram tratados internacionais.
Realizamos análises Know Your Client (KYC) conduzidas primeiramente por meio de sistemas automatizados, como Sistema Delfos, que possuem extensa base de dados públicos de risco socioambiental e climático e regras padronizadas de identificação de apontamentos aplicáveis especificamente para cada tipo de relacionamento. Caso haja algum apontamento identificado em desacordo com o Código de Princípios do Negócio e Ética, Política de Responsabilidades e Risco Ambiental, Social e Climático e demais procedimentos e políticas internas do BTG Pactual, as áreas de ESG e AML são automaticamente acionadas para análise manual do caso, a depender do tema relacionado. Ambas as áreas possuem poder de veto e aprovação, sendo necessária a dupla aprovação para continuidade do relacionamento.
Também seguimos 20 Políticas Setoriais com direcionais específicos para diferentes setores, como diversos tipos de geração de energia, mineração, agronegócio e construção civil, por exemplo.
Você pode consultar os produtos oferecidos e saber mais sobre eles na nossa página dedicada a Produtos Sustentáveis e de Impacto.
Sim, o BTG Pactual reporta inventários auditados de gases de efeito estufa desde 2015. Consulte-os aqui.
Buscamos constantemente o desenvolvimento sustentável. Por isso, atuamos de forma contínua para reduzir o impacto ambiental de nossos escritórios com um monitoramento permanente de indicadores de ecoeficiência.
Em relação à ecoeficiência hídrica, a administração do condomínio onde está o nosso escritório principal, em São Paulo, perfurou um poço artesiano, além de fazer captação de água da chuva e manter uma estação de tratamento de efluentes. Já no condomínio onde está localizada nossa matriz, no Rio de Janeiro, há um grande trabalho de engajamento com os condôminos para que sejam mais eficientes em relação ao consumo de água. Também foram implantadas medidas nas áreas comuns do condomínio para diminuir o fluxo de água nas torneiras e nas caixas acopladas dos sanitários.
Visando a economia de energia, no nosso escritório principal em São Paulo, há um sistema de ar-condicionado central com grande eficiência energética e toda a iluminação é feita com lâmpadas led, de baixo consumo. O condomínio também possui elevadores com sistema de armazenamento de energia e que se autodesligam quando não estão em funcionamento, e dispõe de uma usina termoelétrica com 100% de autonomia, usada em caso de falta de energia da concessionária. Adicionalmente, contamos com estações de trabalho no espaço de convivência dotadas de placas de energia solar.
Focamos em estimular a não geração de resíduos em nossos escritórios. Nos casos em que isso não seja possível, valorizamos o uso de materiais de origem sustentável, reciclagem e destinação adequada dos resíduos. Os resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas de catadores, já os orgânicos vão para compostagem e biodigestor.
Também realizamos diversas ações em nossos escritórios, como substituição de copos de plástico por recipientes feitos de materiais duráveis, reutilização de monitores com venda para colaboradores a preço de custo e renda revertida para organizações que fazem parte do programa BTG Soma Meio Ambiente e coleta seletiva.