Pessoas em reunião de trabalho

Negócios Integrados

Integramos ESG na estratégia, nos negócios e nas atividades do BTG Pactual.

Saiba mais sobre a integração de práticas ESG em diferentes áreas de negócio do BTG Pactual.

Investment Banking

A integração ESG no negócio de Investment Banking acontece por meio da análise de riscos socioambientais e climáticos das operações de Debt Capital Market - DCM. A área de ESG também pode atuar nas operações de Equity Capital Market - ECM, auxiliando as companhias na adequação de suas rotinas às melhores práticas de ESG. Essa abordagem fortalece a responsabilidade corporativa e está alinhada às demandas crescentes por investimentos responsáveis.

Corporate & SME Lending

Todo o portfólio de Corporate & SME Lending passa por análises ESG diferenciadas de acordo com a modalidade da operação e dos potenciais impactos inerentes ao setor de atuação da contraparte, além de levar em conta eventuais apontamentos identificados na análise Know Your Client (KYC).

As operações são classificadas de acordo com o risco atrelado a questões reputacionais do cliente e/ou com o uso dos recursos, setor envolvido ou exposição da operação.

Sales and Trading

A área de ESG participa de operações da mesa de energia executando procedimentos de KYC e, nos casos de atividades mais vulneráveis a riscos socioambientais e climáticos, realizando avaliações de risco.

Na mesa de óleo e grãos, as contrapartes envolvidas em operações e suas respectivas áreas de cultivo passam por análises socioambientais. A mesa também deve seguir algumas diretrizes ESG, como não adquirir grãos de áreas sobrepostas a territórios indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos ou unidades de conservação que não permitam a execução de atividades de agricultura.

Asset Management

O processo de integração ESG na Asset Management é orientado por uma Política de Investimento Responsável, que estabelece um conjunto de princípios para a seleção e a gestão dos ativos de Fundos, em conformidade com os critérios ESG do BTG Pactual.

A análise considera a avaliação do setor e os riscos legais, regulatórios e reputacionais, além da capacidade de gestão do veículo de investimento ou empresa de acordo com diversos critérios, como o comprometimento da organização com a agenda ESG.

Iniciativas na Asset Management

Logo dos Princípios para Investimentos Responsáveis
Principles for Responsible Investment (PRI)
Ação em que investidores internacionais trabalham juntos para colocar em prática seis princípios essenciais para o investimento responsável.
Logo do Investidores pelo Clima
Investidores pelo Clima
Projeto que tem como objetivo reunir investidores em um movimento colaborativo e educativo para incorporar riscos associados às mudanças climáticas.

Timberland Investment Group (TIG)

A Timberland Investment Group (TIG) é uma das maiores e mais antigas organizações de gestão de investimentos florestais do mundo. A TIG administra ativos e compromissos de quase US$ 5,7 bilhões e 1,2 milhão de hectares globalmente, com um forte compromisso com a sustentabilidade. Acesse o site da TIG para mais informações.

Compromissos da TIG

Veja nossos relatórios
Logo FSC (Forest Stewardship Council)
Certificação FSC
O FSC (Forest Stewardship Council) é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada em 1993 para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo em resposta ao desmatamento global.
Logo SFI (Sustainable Forestry Initiative)
Sustainable Forestry Initiative (SFI)
O SFI é um programa mundialmente conhecido dedicado ao manejo florestal sustentável. Os participantes devem investir em pesquisa florestal, ciência e tecnologia.
Logo PEFC (Programa para Endosso da Certificação Florestal)
Programa para Endosso da Certificação Florestal (PEFC)
Sistema de certificação com maior área florestal do mundo. As companhias contempladas demonstram seu compromisso com a terceirização responsável de produtos certificados e o endosso ao manejo florestal sustentável.

Wealth Management & Consumer Banking

A área de Wealth Management incorpora considerações ambientais, sociais e de governança nos processos de investimento e gestão de patrimônio, ampliando a oferta de produtos sustentáveis e de impacto aos clientes.